Os óleos essenciais são os extratos líquidos e concentrados de plantas ou extratos de partes específicas de uma planta por exemplo: frutas, folhas, casca, raiz, etc…
O processo de extração pode ser por destilação a vapor, prensagem a frio, extração por solvente, CO2 supercítrico , enfleurage onde se permite coletar moléculas ativas da planta, sem alterá-la para preservar todos os princípios ativos benéficos para a saúde e o bem-estar em geral. A aromaterapia é a prática de usar estes óleos essenciais no dia a dia, seja através de massagens, perfumes, hidratantes, séruns etc.
E como nosso corpo recebe e assimila a aromaterapia ?
via olfativa:
nos pulmões quando inalamos os óleos durante uma massagem ou por um difusor de ambiente ou pessoal. Esta mistura de ar e óleos essenciais, desce pela traqueia e brônquios chegando em nossos pulmões, levando estas moléculas para nossa corrente sanguínea, gerando um efeito sobre qualquer órgão pelo qual o sangue passe.
Isto significa que quando inalamos óleos essenciais, teremos efeitos emocionais e físicos.
no cérebro quando inalamos os óleos essenciais alteramos nosso humor e nosso estado emocional e psicológico, estudos comprovam.
na pele a maioria dos óleos essenciais são lipossolúveis, isso quer dizer que ele podem penetrar facilmente em nossa pele e permanecer lá por até 12 horas.
☑ Conheça a jornada imersiva INSPIRE-SE(R) são 28 dias dedicados ao autoconhecimento onde
você irá trilhar um caminho de busca pessoal com o objetivo de escutar suas emoções para então modificar hábitos e atitudes.